ASSESSORIA E CONSULTORIA ESPECIALIZADA PARA EMPRESAS E ASSOCIAÇÕES
Cada empresa é um universo e compreender esse ambiente, traduzindo suas necessidades, norteia sua expansão e nos possibilita criar soluções para cada desafio e contribuir com melhores resultados.
A seguir apresentamos alguns de nossos trabalhos realizados.
LEROY MERLIN BRASIL (2015 a 2016)
Desafio: O quadro de funcionários da Leroy possui profissionais diferenciados e especialistas, mas era necessário entender com maior exatidão as responsabilidades de seus colaboradores conforme a especialidade do cargo.
Trabalho realizado: Mapeamento de Competências para os cargos e construção de instrumentais específicos de validação dos níveis classificados.
Resultados: As lideranças da empresa puderam fundamentar as avaliações acerca de seus liderados para validação em Balanço Humano com mais criticidade e transparência. Isso deu mais foco à equipe de trabalho e possibilitou, inclusive, que a empresa constituísse um plano de carreira com exigências coerentes.
TRIX GASTRONOMIA (2015)
Desafio: A Trix é composta de profissionais altamente qualificados na direção, com reconhecimento no mercado onde atuam, porém apresentavam distorções nas discussões para o direcionamento da empresa e ainda necessidade de otimização dos processos.
Trabalho realizado: Mediação de Conflitos e consultoria nos processos administrativos.
Resultados: Foi reestabelecido o diálogo e fortalecido os vínculos dos diretores focalizando a maturidade nas decisões em prol de um objetivo comum, de crescimento e reputação da empresa. A Consultoria administrativa permitiu que a empresa organizasse e otimizasse seus processos com a definição clara de papéis e com economia nas despesas.
PCTEC – Soluções em Tecnologia (2007 e 2010)
Desafio: A PCTEC fornece serviços em soluções de T.I. para empresas nacionais e multinacionais e necessitava de criar o departamento de RH com profissional especializado para Recrutamento e Seleção a fim de atender com mais assertividade as exigências de seus clientes.
Trabalho realizado: Consultoria em RH, implantação do departamento de Recursos Humanos com supervisão da Folha de Pagamento e alinhamento com as obrigações legais para garantir a regularidade da empresa. Foram realizados processos seletivos para atendimento de demandas específicas. Com a ampliação de contratos, foi necessário criar Políticas de Plano de Cargos e Salários.
Resultados: Após levantamento e observações de pontos de melhorias, foram realizados recrutamentos e seleção com entrevistas por competências para contratações de profissionais mais capacitados. Depois essa etapa, o departamento de RH foi totalmente reestruturado para atender os serviços dos clientes. As descrições dos cargos e indicativos de riscos ocupacionais das áreas foram definidas e houve equiparação de desvios salariais valorizando os profissionais e retendo os melhores talentos da empresa.
CEPAC – Centro Diagnóstico (2006 / 2008)
Desafio: Com o aumento de movimento no Laboratório CEPAC em decorrência de novos credenciamentos, a empresa viu seu quadro de colaboradores tendo que ser ampliado e com isso a necessidade de profissionalizar a contratação através da criação de departamento de RH.
Trabalho Realizado: Implantação do Departamento de RH, recrutamento e seleção, treinamentos, administração e revisão de benefícios, representação da empresa em reuniões de sindicato e grupos de RH da saúde, programas de qualidade de vida no trabalho; campanhas de voluntariado e pesquisa de clima organizacional.
Resultados: Os serviços prestados deram início às políticas de RH assim como o fortalecimento do papel desse departamento com abertura de canal de comunicação efetivo aos colaboradores. A elaboração de plano de cargos e salários possibilitou efetuar as correções de desvios identificados e promoveu os enquadramentos devidos e respectivas regras de evolução de carreira. Ainda, a pesquisa de clima contemplou várias reivindicações dos colaboradores que passaram a ver o RH com mais credibilidade e contribuíram para maior adesão as campanhas implementadas por este na empresa. A participação nos comitês de RH da saúde proporcionou estabelecer um espaço para atualização dos temas e garantiram a representatividade da empresa em fóruns e seminários regionais.
CARIBERSA DO BRASIL – Multinacional – Telecomunicações (2000– 2001)
Desafio: A Caribersa estava iniciando seus negócios no Brasil; empresa originalmente da Dinamarca com filial na Argentina atuando em outros países no ramo de telecomunicações, necessitava criar o departamento de RH para ter estrutura compatível com as exigências previstas nos processos licitatórios os quais tinha como objetivo atingir para concorrer com obras de grande porte.
Trabalho Realizado: Implantação do Departamento de RH e administração dos subsistemas: recrutamento e seleção; administração de folha, treinamentos, elaboração do plano de cargos e salários, saúde do trabalhador, elaboração do código de ética e conduta.
Resultados: O trabalho realizado deu o grande passo para que a empresa pudesse participar com sucesso de licitações públicas e privadas. A seleção e capacitação dos profissionais para cada projeto trouxe uma qualidade competitiva, sendo atestado pelos clientes. O plano de cargos e salários pode implementar as políticas de RH e as ideias apresentadas foram objetos de apreciação do presidente da empresa que convidou o RH para participar do conselho consultivo.
SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (2009 a 2017)
Desafio: Ministrar e inovar curso na área de gestão humana, do Portfólio SENAC, garantindo o nível de qualidade da Instituição de Ensino.
Trabalho Realizado: Docente em projeto qualificação profissional e rotinas de administração em recursos humanos, prática de técnicas em liderança e plano de negócios.
Resultados: Com metodologia própria e aliado ao programa adotado pela instituição, o trabalho obteve alto índice de aceitação e satisfação pelas turmas. Na visão dos alunos o resultado veio através da indicação por duas vezes como paraninfa e convidada para a banca examinadora e para o SENAC aumento na divulgação e credibilidade dos cursos.
AFERCOM – Metalúrgica (2013)
Desafio: A Afercom estava passando pelo processo de Certificação da ISO 9001 conduzido pelo Consultor de Qualidade da ISOPEX e necessitava das descrições de cargos para cumprimento da exigência da Norma da Qualidade em uma das etapas do trabalho.
Trabalho Realizado: Descrição de todos os Cargos com entrevistas individuais e construção de instrumento em conformidade com a Auditoria de Qualidade.
Resultado: O trabalho realizado atendeu as exigências fundamentais e permitiu que a empresa obtivesse dentro do prazo estabelecido a aquisição da certificação da ISO.
CAIXA – Caixa Econômica Federal (2003 – 2012)
Desafio: A CAIXA havia iniciado um programa social e necessitava de profissional especializado para coordenar os projetos com um acompanhamento mais efetivo.
Trabalho Realizado: Consultoria técnica – Coordenação e visitas técnicas de projetos sociais, elaboração de atividades Educativas, formação de lideranças, criação de projetos transversais com a participação comunitária, treinamentos e palestras (aproximadamente 7.500 pessoas participantes)
Resultados: Reconhecido pelos beneficiados e pela supervisão de Projetos Sociais da CAIXA pelo alcance e engajamento obtido pela comunidade e pelo comprometimento com os objetivos pautados pelo programa, levando o maior número de informações, temas e atividades com foco na sustentabilidade.