saude-mental

Buscamos ler mais, nos abastecer de mais conhecimento e nos atualizar sobre as novas tecnologias. Sem dúvida, alternativas fundamentais para continuarmos atuantes e de forma crescente no mercado de trabalho. Entretanto, cada vez mais precisamos primar pelo Desenvolvimento Humano. E por que é importante?

 

Porque sabemos que o ser humano tem todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social em desenvolvimento desde a infância até a idade adulta e as estruturas mentais permanecem em constante interação com o meio ambiente onde nos relacionamos. Absorvemos suas influências de formas variadas, nem sempre favoráveis ao desenvolvimento para uma atuação saudável no mundo. Vivenciamos variadas situações que nos desafiam a ir mais além. Aprendemos com as experiências das pessoas com quem convivemos e, especialmente, as protagonizadas por nós mesmos.

 

Em determinados momentos, talvez por estarmos tão ocupados em reagir às possíveis ameaças, deixamos de perceber grandes oportunidades de desenvolvermos.

 

Desenvolvimento Humano – Aprendermos a aprimorar o manejo das nossas emoções faz parte desse processo, uma vez que interagimos com pessoas e situações variadas em nosso universo, seja profissional, social ou familiar.

 

As pessoas comprometidas com o Desenvolvimento Humano observam e aproveitam as oportunidades para crescer frente as inúmeras questões que se lhes apresentam, pois entendem que a partir do autoconhecimento e das reflexões advindas dele poderão performar melhor em suas vidas nas diferentes esferas.

 

A consciência de que o processo de Desenvolvimento Humano é contínuo e crescente para todos nós e que as mudanças de padrões mentais impactarão positivamente em nossas vidas, reforçam que esta responsabilidade é intransferível. Então, tragamos esta responsabilidade para nós mesmos e nos comprometamos a darmos o nosso melhor.

 

A interação com o meio permite que o benefício seja não apenas nosso, mas também dos que convivem conosco, pois impactamos com nossos exemplos, aprendendo e ensinando constantemente.

 

No diálogo as relações se estabelecem e nos fazem crescer. O mundo moderno nos convoca ao isolamento e isso não é saudável ao desenvolvimento, ao nosso crescimento. A Relação dialógica como um caminho para o desenvolvimento humano é um dos desafios da contemporaneidade.

 

Eliane Nunes Viana

Psicóloga CRP 06/35513

(11) 9.9543-7199

Desenvolvimento humano é importante?

Deixe uma resposta