Uma entrevista de desligamento não procura defeitos, problemas e/ou culpados. Procura oportunidades de melhoria para ambos os lados – empresa e funcionário.

Apesar de não pressupor nenhuma fundamentação legal é uma ferramenta bastante utilizada pela maioria das empresas que se preocupam principalmente com o alto custo gerado no processo de desligamento de um empregado e também no processo de contratação de outro em seu lugar.

Quando o funcionário é demitido ou se demite buscamos identificar, de maneira natural, as causas que motivaram a essa ação e na medida do possível buscamos obter contribuições para ações que o ex-funcionário considera úteis e necessárias para a empresa/área e que não teve oportunidade anterior de manifestar.

Favorecidos pela neutralidade por prestarmos este serviço sem vínculo com a organização, utilizamos ferramentas adequadas para a abordagem aos Ex-colaboradores extraindo suas opiniões e sugestões que permitirão a empresa rever e aprimorar seus processos.

Se realizadas no ambiente da própria empresa, a entrevista é realizada numa sala reservada. Se fora do ambiente da empresa poderão ser realizadas tanto presencialmente ou via Skype.

Após o encerramento da entrevista de desligamento, é emitido um relatório, com informações conclusivas a respeito dos objetivos principais da entrevista, buscando por meio de constatações dos fatos propor, em detrimento do resultado, melhorias ou mudanças nos procedimentos, treinamentos, melhoria na comunicação interna enfim, melhorias nos aspectos que foram levantados e que foram considerados relevantes.