Temos grande expertise em pesquisa clima organizacional, recrutamento e seleção, elaboração do plano de cargos e salários, treinamento & desenvolvimento e avaliação de desempenho. Auxiliamos e contribuimos na administração do capital humano, alinhado e com foco na estratégia da empresa.

Gente é o ativo mais importante de qualquer organização e os aspectos que envolvem a gestão de pessoas têm de ser tratados como parte de uma política de valorização desse ativo, na qual gestores e RH são vasos comunicantes, trabalhando em conjunto, cada um desempenhando seu papel de forma adequada.

Uma área moderna de recursos humanos atua de forma holística, abrangendo múltiplas responsabilidades, começando impreterivelmente pelos aspectos estratégicos da gestão de pessoas.

PESQUISA CLIMA ORGANIZACIONAL

Conhecer o que pensa seu público interno.

A Nova Visão utilizará essa ferramenta, apontando as necessidades da empresa, diagnosticando eventuais pontos para intervenções e propositura de ações como: Revisão de Plano de Cargos e Salários; Treinamentos; Cursos para capacitação; melhoria nos processos internos; criação de comitês internos; revisão de política de benefícios; elaboração ou revisão do código de ética; ampliação de setores e RH; revisão dos critérios para seleção; implementação de ações e campanhas motivacionais; formação de corpo de voluntariado; Programas de Qualidade de Vida, entre outras.

A Pesquisa de Clima é feita com todos os colaboradores, de forma anônima (não há necessidade de identificação); são elaborados questionários padronizados de acordo com o estudo levantado preliminarmente na empresa e posteriormente todos os dados são tabulados e expostos em gráficos. Os resultados deverão ser apresentados à direção já como indicadores e com um parecer da consultoria e considerações que serão analisadas e posteriormente listadas, estabelecendo um cronograma para realização das ações propostas. Deverá ser marcada uma reunião /ou evento para a devolutiva aos colaboradores, ocasião onde serão apresentadas as medidas adotadas pela direção advindas das solicitações da pesquisa e um cronograma com as datas previstas para as demais ações pleiteadas e justificativas para o não atendimento de alguma reivindicação (caso haja).

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS

Recrutamento e Seleção: Através de um perfil definido pelo empregador, buscaremos identificar no mercado o profissional adequado para a vaga, efetuando o processo de recrutamento e seleção dos mesmos, com aplicação de provas situacionais, entrevistas, testes / dinâmicas e elaboração de laudos psicológicos para contratação.

Disponibilizamos espaço de fácil acesso aos candidatos para realizarmos todo o processo sem interferir na rotina da empresa e, eventualmente, garantir o sigilo da vaga quando assim o contratante desejar.

Para cada vaga, nos comprometemos a apresentar no mínimo três candidatos para finalizar o processo seletivo e nos casos onde nos for delegada a autonomia para decisão, garantimos a reposição do colaborador caso haja algum descontentamento ou desistência por parte do candidato até os 45 (quarenta e cinco) dias de sua contratação.

PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS

Descrição das atividades

A RH Nova Visão utilizará a Descrição e Análise de Cargos que é um ferramental de grande importância para as políticas de RH, pois os dados indicados e mapeados servirão para diversas situações, tanto para recrutamento e seleção mais assertiva de candidatos (com perfil já definido), e também para a avaliação de desempenho que terá critérios fidedignos para se pautar, já que nela constará o Padrão de Desempenho esperado para o cargo. Além disso, a Descrição de cargos permitirá fazer a pesquisa salarial e verificar eventuais desvios e apresentar proposituras para a Empresa solucionar o problema, equiparando, se for o caso, com bases em dados reais.

Nosso Plano de Cargos prevê descrições completas, incluindo condições de trabalho, responsabilidades, utilização de EPI´s (quando for o caso); missão do cargo e grau de esforço físico e mental de cada cargo.

TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO

Desempenho profissional e Crescimento individual

Levantamento das Necessidades de Treinamento e Desenvolvimento – A partir de relatos dos gestores sobre o desempenho de sua equipe, a Nova Visão identificará os treinamentos mais adequados, visando melhorias tanto no desenvolvimento do profissional quanto da organização. E isso não implica em mais custo para a empresa, e sim em investimento, pois estimular o desenvolvimento do colaborador é uma ação onde todos ganham.

Os cursos e treinamentos poderão ser realizados na empresa ou na consultoria, se assim o desejar e ainda EAD cujo catálogo contempla diversas áreas e com investimento baixo e bastante viável.

Em alguns casos, a necessidade de investimento pode estar nos níveis gerenciais. Então, a Nova Visão identifica a necessidade de uma ação específica. Através do trabalho com foco gerencial pode-se proporcionar ao grupo condições de restabelecimento dos objetivos e desenvolvimento da organização propondo cursos e treinamentos customizados.

Os treinamentos e cursos poderão ser realizados na empresa ou na consultoria. Importante destacar que todos os cursos presenciais ou os EAD são contemplados com certificados.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Parâmetro para balizar as políticas internas de carreira

Avaliação de Desempenho / Competências – Através dessa ferramenta podemos identificar pontos para adequação do colaborador ao cargo com o qual tem mais habilidade, proporcionando treinamentos e outros incentivos. Num processo de avaliação de competências podem-se identificar perfis de lideranças que não estão tendo oportunidades de ser bem explorados, por exemplo; ou profissionais criativos que não utilizam suas criatividades no trabalho; ou aqueles a quem são atribuídas tarefas acima da sua capacidade. Enfim, são inúmeras as situações que podem estar ocorrendo e serem revistas com um olhar diferenciado.

Essa ferramenta será parâmetro para verificação de cumprimento da missão de cada cargo, pois na descrição do cargo deverá constar o padrão de desempenho. Assim, tornarão mais objetivos os resultados do trabalho do Departamento Recursos Humanos dentro da Empresa que usará dados concretos para balizar as políticas internas de carreira.